Blog Luposeli

- Artigos

A dor de cabeça e as chamadas “dores orofaciais”: um assunto para a Odontologia

Dores de cabeça frequentes, cansaço nos músculos da mastigação, sensação de ouvir um zumbido constantemente.

Se você estivesse com esses sintomas, qual especialidade médica procuraria?

Bem, se a sua resposta não incluiu um cirurgião-dentista, é hora de aprender mais sobre a DTM.

dtm dentista“DTM” é a abreviação de “Disfunção Temporomandibular”, uma  condição anormal das articulações temporomandibulares, ou seja,  da articulação bilateral responsável pela união entre a mandíbula e o crânio por meio de músculos, tecidos ósseos,  disco articular, cápsula sinovial, líquido sinovial, ligamentos, inervações e vasos sanguíneos.

 

 

 

 

Estima-se que mais de 60% da população seja identificada como portadora de algum grau desse transtorno, embora apenas cerca de 1/4 desse montante realmente apresente sinais severos e precise de tratamento. E, apesar de teoricamente não haver distinções entre os gêneros, a grande maioria das pessoas afetadas por essa doença é composta por mulheres na chamada idade fértil, que vai dos 15 aos 45 anos.

dtm odontologiaAlgumas vezes os sintomas podem ser confusos; dores de cabeça frequentes e zumbidos no ouvido não costumam ser imediatamente assimilados como uma disfunção odontológica. No entanto, outros indícios são mais facilmente detectáveis como problemas nessa região, entre os quais constam o estralo ou desconforto ao abrir e fechar a boca, limitação ou rigidez dos movimentos mandibulares, fadiga nos músculos mastigatórios, súbita sensação de desencaixe na mordida, bruxismo (uma situação que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília) e cervicalgia (dores na região cervical) com extensão até o rosto.

As causas dessa patologia são variadas, de modo que não se pode responsabilizar um único fator como sendo o motivo do seu surgimento.

O profissional especializado em DTM e dores orofaciais pode identificar o problema por meio de avaliações clínico-físicas e testes minuciosos, que incluem desde exames de imagem até questionários sobre a rotina da pessoa afetada. Como essa disfunção tem causas multifatoriais, deve-se ter em mente que, a fim de garantir que o paciente receba os cuidados apropriados, é importante que outras especialidades médicas (como neurologistas, fisioterapeutas, otorrinolaringologistas e psicólogos) também sejam consultadas.

Uma vez feita a análise da origem do incômodo, o tratamento será definido de acordo com as causas apontadas. Usualmente, os mais indicados são os que incluem aparelhos odontológicos, fisioterapia, infiltrações articulares, aplicação de toxina botulínica (que provoca uma diminuição da força aplicada à mandíbula, em casos de ranger ou apertamento dos dentes) e, em situações mais extremas, a intervenção cirúrgica.

dor orofacialPara quem frequentemente tem acordado com dores de cabeça, cansaço, apresentando fadiga ou dificuldades (dor) em abrir a boca, fica o alerta. A avaliação do especialista é fundamental, e é justamente para a realização deste e de outros diagnósticos que o SPA Odontológico Luposeli dispõe de uma equipe de atendimento com reconhecida experiência no ramo, além de contar com a mais avançada tecnologia na área.

Assim, em se verificando que o desconforto relatado pelo paciente se caracteriza como sendo um caso de disfunção temporomandibular, o tratamento adequado pode ser iniciado o mais rapidamente possível, eliminando-se, finalmente, aquelas queixas até então intermináveis.

Comentários (2)

  1. Luposeli Odontologia - 17 Oct, 2013

    Olá, pessoal!

    Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o que acharam do artigo e/ou para fazer perguntas!

    As respostas serão sempre enviadas via e-mail para todos vocês.

    Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas rapidamente, ligue:
    (11) 2888-8666 / 2925-2035.

    Att.,
    Equipe Luposeli

  2. Gregori Germano - 01 Aug, 2016

    Olá sou, o Gregori.sinto dores de cabeça de uns tempos para cá horríveisso, dores na mandíbul, dores ao abrir ou fechar a boca, um zumbido muito encomodo dores nase costas Dresden no globo ocular dores nos ouvidos. Então oq faço para acabar com essas dores horríveis

Comente