Blog Luposeli

- Artigos

Atenção aos dentinhos do bebê

Sorriso de criança é lindo! Espanta qualquer cara feia, desarma o mau humor na hora… Pra não deixar nenhuma cárie atrapalhar e manter o sorriso dos pequenos cativante, alguns cuidados devem ser tomados desde cedo, ainda na gravidez, evitando medicamentos que agridem os dentes de leite ainda em formação. Depois, tendo o cuidado de limpar as gengivas com uma gaze úmida após as mamadas, e à medida que os filhotes vão crescendo, esses cuidados devem aumentar. Afinal, chega uma fase em que eles não têm hora pra comer, vivem com uma bala na boca, pirulito, sorvete e salgadinhos pra lá e pra cá…
Mais do que estética, dentes de leite saudáveis influenciam na saúde do corpo todo. “Por participarem da mastigação e deglutição, eles interferem na boa formação dos dentes permanentes e na saúde geral da criança”, afirma Flávio Luposeli, cirurgião dentista e especialista em estética do sorriso na clínica que leva seu nome, em São Paulo.

Vamos ao dentista?

Logo que nascem os dentinhos, é hora de apresentar o bebê ao odontopediatra. “O ideal é que a primeira consulta seja feita no primeiro ano de vida, pois é nessa fase que normalmente chegam os dentinhos e, com eles, muitas dúvidas quanto aos seus cuidados”, orienta Luposeli. “É nesse período que se estabelecem os hábitos de higiene oral, amamentação, alimentação e, muitas vezes, de sucção de chupetas e dedo, que se estiverem em desequilíbrio poderão levar ao aparecimento de cáries, problemas gengivais e maloclusões (mau encaixe entre os dentes e possível desarmonia de língua e lábios)”, o especialista explica.
Levar a criança desde cedo ao dentista favorece também uma boa relação com o profissional ao longo da vida, desfazendo medos e mitos. Afinal, com orientação e higiene adequadas, evita-se a cárie e o temido motorzinho…
“Quanto antes a criança iniciar esse contato, mais facilmente irá incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia, prevenindo a instalação de irregularidades. O acompanhamento profissional é importante para que a dentição se desenvolva de forma saudável, já que o diagnóstico precoce de qualquer coisa errada poderá favorecer os cuidados.”

Algumas dicas

  • Boa higienização e hábitos saudáveis são o primeiro passo para um sorriso saudável. Não permita que o bebê durma com a mamadeira de leite ou suco na boca; escove os dentinhos pelo menos três vezes ao dia, especialmente à noite; não se esqueça do fio dental e mantenha uma alimentação saudável.
  • Evite o uso prolongado da chupeta. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomendam o uso, pois os movimentos de sucção realizados para chupar o dedo ou a chupeta estão longe de ser os ideais para a dentição do bebê. É mais fácil tirar a chupeta na época necessária – sendo o ideal até os 2 anos”, alerta o especialista.
  • Cuidado com os tombos e quedas, comuns nessa fase dos primeiros passos. Se bater a boquinha e traumatizar um dente, procure imediatamente um dentista.

 

Créditos (Artigo original): http://www.atmosferafeminina.com.br/Familia/Bebes/Desenvolvimento/Atencao_aos_dentinhos_do_bebe

Comentários (2)

  1. Luposeli Odontologia - 08 Jan, 2016

    Olá, pessoal!
    Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o que acharam do artigo e/ou para fazer perguntas!
    As respostas serão sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
    Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas rapidamente, ligue:
    (11) 2888-8666 / 2925-2035.
    Att.,
    Equipe Luposeli

  2. Hosting - 25 Dec, 2016

    Em um cabelo natural ou que tenha feito tintura apenas uma vez ou h muito tempo, poss vel descolorir e aplicar a colora o loira no mesmo dia. J quem est h anos tingindo os fios deve ir clareando aos poucos, baixando o tom para marrom, castanho, at atingir a nuance de loiro desejada , diz. Cabelos fr geis n o t m estrutura para suportar a descolora o.

Comente