Blog Luposeli

- Artigos

Biomodelação Labial: saiba mais sobre o preenchimento dos lábios com ácido hialurônico

Se você possui um perfil no Facebook ou participa de alguma outra rede social que também se destaca por um incrível número de usuários, é possível que, em meados de março deste ano, tenha se deparado com algum meme da cantora Anitta circulando pela sua timeline

Bem, para quem não acompanhou a notícia, a celebridade ficou em evidência nas colunas sociais após realizar um procedimento denominado “biomodelação labial”, mais conhecido como “preenchimento labial”. Na verdade, na condição de artista (e, portanto, de uma personalidade que tende a naturalmente suscitar maior repercussão para qualquer alteração que proceda em sua própria imagem), a mudança nos lábios de Anitta ganhou ainda mais visibilidade porque a cantora não apenas apareceu com os lábios mais volumosos, mas também ainda inchados. De todo modo, para você que se interessa pelos efeitos estéticos dessa moderna e avançada técnica, o melhor é compreender como ela é feita, quais são os cuidados necessários para fazê-la e, claro, contar com profissionais devidamente qualificados para isso. Afinal, os resultados têm tudo para ser um sucesso, seja entre famosos ou anônimos!

 

#1- Em que consiste a biomodelação labial?

A biomodelação labial é um procedimento realizado para corrigir a perda de volume nos lábios e devolver o seu contorno a partir de aplicações do ácido hialurônico em pontos específicos do lábio inferior, superior ou em ambos. 

Trata-se de uma alternativa indicada especialmente para pacientes com lábios que se afinaram em decorrência da idade, da genética ou, por exemplo, do hábito de fumar.

 

#2- E o que é esse ácido hialurônico?

478774914_XSPor ser um componente natural de várias células do corpo humano – mais especificamente, daquelas que estão associadas à síntese de colágeno, responsável pela elasticidade e sustentação da pele –, o ácido hialurônico é considerado uma substância orgânica e, portanto, muito segura quando aplicada em procedimentos estéticos e odontológicos. Além de atender ao preenchimento de determinadas áreas da face que estão direta ou indiretamente associadas ao funcionalismo e/ou à estética odontológica, a substância vem sendo utilizada como uma opção de tratamento minimamente invasiva para estimular a produção de colágeno e atenuar leves desequilíbrios na mandíbula ou nos lábios.

 

#3- Para alcançar bons resultados, qual a quantidade indicada de ácido hialurônico?

Em média, basta 1 ml de ácido hialurônico para que o preenchimento labial seja realizado, mas isso depende muito de cada caso (pode ser mais, pode ser menos). O importante é fazer um procedimento de forma gradativa para não gerar sobrecorreção e o paciente não ficar com os lábios desproporcionais e com a sua mímica alterada!

Assim, é preciso tomar cuidado com os excessos em relação à quantidade, pois eles podem acabar comprometendo os resultados, conferindo ao paciente uma aparência caricata e notadamente superficial. 

 

#4- E, mais precisamente, como é feita essa biomodelação labial?

A biomodelação labial é um procedimento clínico que pode ser classificado como relativamente simples, embora demande a aplicação de uma anestesia local. Todavia, ele dispensa a internação hospitalar, sendo realizado em consultório e liberando o paciente para retornar às suas atividades no mesmo dia.

Aplicada a anestesia, o ácido hialurônico é injetado nos lábios por intermédio de uma agulha ou cânula, sendo que nos dez minutos seguintes é necessário efetuar uma leve massagem no local para modelá-lo. Passado esse breve intervalo, a substância se estabiliza.

Haja vista que os interessados na biomodelação labial tendem a apresentar lábios superiores mais finos, esta costuma ser a região escolhida para a grande maioria dos procedimentos. Já para quem deseja projetar os lábios, a aplicação é realizada por dentro da boca. Contudo, vale ressaltar que a aplicação deve respeitar – e, portanto, variar conforme – as especificidades e objetivos de cada um.

 

#5- E quanto às recomendações após a biomodelação labial? Existe algum risco de alergia?

Conquanto existam outros materiais para o empreendimento dessa técnica, o ácido hialurônico se destaca justamente por se tratar de uma substância que o próprio corpo produz – diferentemente, portanto, do que se verifica em relação ao hidrogel ou PMMA. Assim, a única reação esperada em relação a esse procedimento é o inchaço pós-operatório. 

Outro destaque do ácido hialurônico é que, com o seu uso, esse inchaço pós-operatório tende a ser menor, permitindo a visualização do resultado dentro de cinco ou seis dias.

O risco de alergia para pacientes que não têm histórico de alergias severas é muito baixo. O produto não é definitivo ⎼ fato que o torna muito seguro, se respeitada a técnica, as suas indicações e o conhecimento anatômico da região.

 

#6- E a biomodelação labial dura quanto tempo?

Em média, o procedimento pode chegar a durar até um ano ou um pouco mais, sendo que a manutenção dos resultados pode exigir aplicações periódicas no decorrer desse tempo.

 

#7- E quais os profissionais habilitados para realizar o preenchimento labial?

Além dos dermatologistas, cirurgiões-plásticos e médicos em geral, o cirurgião-dentista também tem autorização legal para atuar na técnica (Resolução 176/2016). Até por ser um profissional que já trabalha na face, tanto em pequenas como em grandes cirurgias, o dentista é um especialista com grande conhecimento nessas áreas anatômicas, além de deter um apurado senso estético ⎼ algo fundamental para que essas técnicas sejam executadas com maestria.

 

Assim, caso você tenha interesse em aumentar os seus lábios ou em deixá-los mais delineados, entre em contato com o SPA Odontológico Luposeli. Diretor clínico desse espaço, o dr. Flávio Luposeli é um dos principais nomes desse segmento no Brasil e no mundo, estando à frente do conceituadíssimo curso “Toxina Botulínica e Preenchedores”, da Odonto Partners Brasil e Odonto Partners Academy ⎼ USA.

 “Toxina Botulínica e Preenchedores” é um curso para cirurgiões-dentistas que já conta com mais de cem edições realizadas no Brasil e figura entre os melhores do País. Assim, para mais informações, ligue para (11) 2888-8666 ou para (11) 2925-2035, agende a sua consulta e conte com os diferenciais e a garantia de quem realmente entende do assunto!

Comentários (2)

  1. Luposeli Odontologia - 18 Nov, 2016

    Olá, pessoal!
    Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o que acharam do artigo e/ou para fazer perguntas!
    As respostas serão sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
    Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas rapidamente, ligue:
    (11) 2888-8666 / 2925-2035.
    Att.,
    Equipe Luposeli

  2. Helen - 05 Jan, 2017

    Muito esclarecedor. Mulher em fase de amamentação pode realização esse procedimento? A Que

Comente