Blog Luposeli

- Artigos

Mascar chiclete pode fazer bem à saúde dental?

Quem é que nunca escutou da mãe que deveria comer menos balas e/ou chicletes porque eles prejudicam os dentes?…

Com o avanço de inúmeros estudos científicos, o que era um senso comum tornou-se uma verdade já indiscutível: não bastasse os açúcares (que tanto agradam ao nosso paladar) não serem grandes amigos da saúde do corpo humano, eles ainda são especialmente danosos à sua saúde bucal, alimentando as bactérias que produzem os ácidos causadores das cáries. E muito embora algumas intervenções já venham sendo tomadas há alguns anos visando a minimizar o problema – como é o caso, por exemplo, da adição de flúor na água de abastecimento público –, a cárie ainda é um mal muito recorrente para a grande parte da população, sobretudo para crianças, superadeptas ao consumo de inúmeros doces.

chiclete bom para os dentesFoi pensando nisso que, há alguns anos, determinados fabricantes de guloseimas substituíram o açúcar tradicional por outro ingrediente natural que, surpreendentemente, ajuda a prevenir e a tratar a deterioração dos dentes: encontrado em frutas e vegetais, como o morango, a uva e a cenoura, o xilitol é uma substância de sabor agradável e tão doce quanto o “vilão” de sempre, mas com a significativa diferença de proporcionar certos benefícios. Isto porque, além de ser o único adoçante inibidor da Streptococcus mutans (a principal bactéria causadora de cáries), esse elemento também tem a capacidade de reverter os sinais iniciais do problema.

Acontece que, após as refeições, ocorre um aumento na acidez e na fermentação dos carboidratos na boca, propiciando-se aí o cenário ideal para a proliferação de inúmeros microrganismos, ocasionando até mesmo lesões. Contudo, quando o xilitol entra em contato com os germes, estes têm de gastar energia demais para absorvê-lo, e, por essa razão, acabam morrendo. Fora isso, o seu sabor estimula o fluxo salivar, contribuindo para um equilíbrio do pH e para a recuperação dos estágios iniciais da cárie, devido ao cálcio e ao fosfato presentes na saliva. No mais, apesar de o seu sabor ser idêntico ao do açúcar, o xilitol possui 40% menos calorias do que este, com a vantagem de ser absorvido pelo corpo humano independentemente da insulina – portanto, o seu consumo também está liberado para diabéticos, crianças e mulheres grávidas.

Na Europa e no Japão, a sua produção industrial, feita a partir de fontes celulósicas (principalmente de cascas de árvores), já é realizada há cerca de vinte anos; no Brasil, a sua popularização é bem mais recente. No mercado, esse tipo de adoçante pode ser encontrado principalmente em cremes dentais, enxaguantes bucais, adoçantes e – quem diria! – em chicletes!

Todavia, engana-se quem supõe que apenas mastigar um docinho com xilitol depois do almoço é o suficiente para a conquista de dentes saudáveis: em média, o seu efeito dura apenas 30 minutos. Por isso mesmo, a fim de atingir o efeito esperado, cada goma de mascar deveria ter 25% da substância na sua composição, de maneira que uma pessoa precisaria mascar de três a cinco chicletes com xilitol por dia. Em produtos de higiene bucal, no entanto, essa taxa pode cair para 10%, sem que haja prejuízos na eficácia.

Apesar de ser uma excelente alternativa, não é difícil concluir que essa substância certamente não é a fórmula mágica que aposentará a escovação. Embora o xilitol possa ser um aliado para aqueles que buscam hábitos mais saudáveis, a higiene diária e as visitas regulares a profissionais como os encontrados no SPA Odontológico Luposeli ainda são a melhor alternativa para se ter a saúde dental em dia.

 

Comentários (3)

  1. Luposeli Odontologia - 10 Sep, 2013

    Olá, pessoal!

    Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o que acharam do artigo e/ou para fazer perguntas!

    As respostas serão sempre enviadas via e-mail para todos vocês.

    Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas rapidamente, ligue:
    (11) 2888-8666 / 2925-2035.

    Att.,
    Equipe Luposeli

  2. natania - 30 Jun, 2015

    Onde posso encontrar esses chicletes, e qual a marca mais indicada ?

  3. Hosting - 06 Jan, 2017

    Se tiver os habitos adequados com o chiclete, ele pode ser um grande aliado no cuidado com os dentes e com a boca. Variando com algumas frutas, como a maca e a banana , por exemplo, voce tera uma boca saudavel em pouco tempo. Portanto, cuide bem da sua saude.

Comente