Blog Luposeli

- Artigos

Microscópio na clínica odontológica: um recurso importante para melhores resultados

Tendo em vista que a maioria dos procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista exige a máxima precisão nos detalhes, é fundamental que o ambiente odontológico esteja equipado com instrumentos que permitam uma visualização minuciosa das estruturas orofaciais.

Exatamente por isso, a Odontologia adotou a microscopia, uma metodologia focada em “refinar” as técnicas operatórias com o uso de um microscópio clínico.

Desde a introdução desse equipamento em ambiente odontológico, os cirurgiões-dentistas passaram a ter maior acuidade visual para proceder com protocolos específicos em Endodontia, Cirurgia, Dentística, Periodontia e Reabilitação Protética, entre outras especialidades da Odontologia.

 

 

Melhores resultados em procedimentos estéticos e/ou funcionais

Ao olhar pelo microscópio, o cirurgião-dentista consegue visualizar os detalhes anatômicos da estrutura bucal com absoluta impecabilidade, o que resulta em diagnósticos mais precisos e tratamentos mais acurados em propostas terapêuticas e cirúrgicas.

Tal rigor clínico se deve não só à ampliação da imagem – que pode ser aumentada em até 30 vezes –, mas também à sua potência de iluminação – 10 vezes superior aos convencionais “focos”.  Essa combinação de luz e amplificação visual garante um menor risco de falhas e lesões ao paciente, sendo um diferencial significativo para o alcance de bons resultados com procedimentos odontológicos.

 

A microscopia odontológica na prática

Em tratamentos endodônticos (popularmente conhecidos como “tratamentos de canal”), o microscópio permite visualizar com altíssimo rigor os canais radiculares, que são minúsculos túbulos que permeiam a raiz dentária. Por consequência, os procedimentos de remoção de infecções, limpeza e preenchimento dos canais se tornam mais cuidadosos e exatos, diminuindo as chances de insucesso e a necessidade de um retratamento.

Da mesma forma em relação aos protocolos cirúrgicos, a microscopia odontológica determina mais precisamente o espaço biológico a ser operado, assegurando a eficácia na realização de cortes, restaurações e suturas, evitando complicações no pós-operatório. A destreza do cirurgião-dentista também se eleva em sua escala de excelência, a considerar que a sua visão se torna cada vez mais apurada com o uso do equipamento em seu cotidiano clínico. 

É importante ressaltar que a aplicação do microscópio pode se estender a todas as especialidades da Odontologia que exijam ampla acuidade visual. No SPA Odontológico Luposeli, por exemplo, o microscópio clínico é utilizado em protocolos diversos, que vão desde uma simples análise da saúde bucal até a realização de procedimentos restauradores e cirúrgicos mais complexos.

Comentários (1)

  1. Luposeli - 21 Jul, 2016

    Olá, pessoal!
    Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o que acharam do artigo e/ou para fazer perguntas!
    As respostas serão sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
    Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas rapidamente, ligue:
    (11) 2888-8666 / 2925-2035.
    Att.,
    Equipe Luposeli

Comente