Entre as muitas considerações levantadas por diferentes ramos do conhecimento, encontramos que as particularidades de cada pessoa podem ser verificadas na maneira com que ela repete pequenos gestos, como, por exemplo, enrolar o cabelo no dedo, coçar a cabeça quando está pensando ou tamborilar uma música no volante enquanto espera o semáforo abrir.
Ações como estas são, na sua grande maioria, realizadas “automaticamente”, sem que nós mesmos tenhamos a percepção de que as fazemos. E, ainda que possam parecer bastante inofensivas, existem algumas para as quais devemos nos atentar, dadas as consequências que acabam sendo inerentes a determinadas repetições. Exemplo disso é a mania de morder objetos: um hábito “parafuncional” (isto é, que não faz parte de uma função natural específica do ser humano) e que, em curto e longo prazos, é capaz de causar sérios danos.
Acontece que, por ser uma ação de natureza geralmente involuntária, a pressão aplicada pelo indivíduo ao colocar um objeto na boca pode lhe passar igualmente despercebida. E, embora a ocorrência de uma fratura mais grave seja mais provável no caso em que ele mastiga gelo ou alimentos mais duros (como castanhas, por exemplo), o fato é que na mania de morder objetos podem ser provocadas microfissuras que mancham os dentes e prejudicam a saúde bucal, além de lascas que interferem na estética. Já no que diz respeito às consequências futuras, estas podem ir além da aparência desagradável, pois o risco maior fica por conta do surgimento da disfunção temporomandibular (DTM).
Entre outras coisas, a chamada “DTM” se caracteriza pelo mau funcionamento das articulações temporomandibulares, ou seja, das articulações que unem a mandíbula ao crânio e que são responsáveis por alguns dos nossos movimentos mais básicos nessa área, como mastigar, falar ou bocejar. Uma vez comprometidas tais articulações, esse distúrbio traz consigo diversos sintomas, como dores na face e na ATM (articulação temporomandibular), a produção de ruídos e estalos ao abrirmos demais a boca, o travamento da mandíbula, inchaço no rosto ou na boca e dificuldade em mastigar, entre outros.
É importante salientar que, além da mania de morder objetos, alguns tipos de DTM podem ser causados por distúrbios como o bruxismo, isto é, pela ação de apertar ou ranger os dentes durante o sono ou em vigília. Desta forma, o tratamento variará de pessoa para pessoa, já que dependerá do histórico de cada uma, tendo em vista o que levou ao desenvolvimento da disfunção.
Assim, considerando os prejuízos associados à mania de morder objetos, o melhor mesmo é buscar atentar-se a esta ação e controlá-la (se necessário, com a intervenção de um profissional), evitando-se, deste modo, problemas maiores e/ou futuros. Contudo, no caso de já ter ocorrido algum tipo de lesão em um dente ou de se identificar algum dos sintomas característicos da DTM, a orientação especializada é fundamental, devendo-se agendar a consulta com o cirurgião-dentista o mais rapidamente possível.
Para tanto, o SPA Odontológico Luposeli e a sua equipe de experientes profissionais se colocam à disposição, esclarecendo todas as dúvidas acerca deste e de outros problemas associados à saúde bucal, não apenas solucionando transtornos em caráter emergencial, mas também atuando na prevenção de doenças e/ou disfunções por meio de medidas simples e que estão ao alcance de todos os interessados que queiram cuidar cada vez mais e melhor da manutenção de um belo sorriso.
Olá, pessoal!
Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o que acharam do artigo e/ou para fazer perguntas!
As respostas serão sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas rapidamente, ligue:
(11) 2888-8666 / 2925-2035.
Att.,
Equipe Luposeli
nossa eu tenho DTM ahhhh não acredito
olá, gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma filha de 8 anos que é autista, não toma nenhum tipo de medicação, e de uns 8 meses para cá está com um hábito de ficar o tempo todo mordendo, morde objetos que damos para ela brincar, por isso só dou aqueles canudos de plásticos, só brinca com os objetos que lhe damos sempre balançando e depois fica horas e horas, dia e noite mordendo objetos, e quando não damos nada para ela brincar, ela morde de leve sus propria mão e fica as marcas levemente nas mãos, detalhe: ela não fala, é calma, e as veses tem crises de choro. nesse caso o que devo fazer? qual especialista devo procurar? sou moradora da cidade do Rj capital, agradeço a quem puder me orientar nessa questão.
Oi , boa noite. Me chamo Denize e sou professora a 16 anos hj leciona p uma turma de 2 ano do ensino fundamental tenho um aluno de 7 anos q foi diagnosticado com hiperatividade. Ando muito preocupada com ele porque ele mastiga a borracha e o lápis chegando até a comê-los por inteiro. Já dei lápis meus a ele c o objetivo dele me devolver no fim da aula sem os ter mastigado. Observei-o por um tempo e ele conseguiu me entregar os lápis inteiros. Depois notei q ele guardava um na mochila p morder. A família é presente e participativa. Noa últimos meses tem levado esse aluno p fazer exames laboratoriais por conta dessas coisas q ele engole. Vejo q ele tem uma necessidade de ficar mastigando p desacelerar a hiperatividade q tem. O que faço? Preciso de uma orientação.
Que tipo de profissional poderia ajudar na solução desse problema?
Meu filho morde roupa lapis de escrever tudo que ele pega ele leva a boca morde tudo isso é normal ele tem 11 anos.
Me chamo Brunna tenho 17 anos e percebo q tenho uma vontade muito grande de morder as coisas. Ex:. Se eu ver ameba, cola, coisas q me chame a atenção a vontade é de morde me seguro mt. Queria saber porque isso acontece comigo.
Alguns dos motivos pelos quais os caes mordem as plantas e devido ao tedio, inseguranca ou falta de atencao. Os filhotes ainda podem ter este tipo de atitude pela dor e coceira nas gengivas provocadas pelo desenvolvimento dos dentes.
Olá pessoal tenho mania morde toalha.
As toalhas da minha mãe fica at feia tanto mordo sou muito nervosa , tenho ansiedade muito .
E tenho dificuldade na fala essas mordidas pode prejudicar mais Ainda na fala .
Bom dia! meu filho tem 11 anos que a alguns meses venho percebendo que toda vez que esta distraído acaba mastigando o fio do celular , fone de ouvido e agora ate o carregador no notebook, sempre chamo a atenção dele mas nao adianta…e so ele se distrair que começa a morder de novo os fios o que devo fazer? desde ja agradeço!
Meu filho tem 9anos ele morde as cuberdas o qe eu faço
Meu filho comessou morte ele.morte o contrato dele camiseta o qe eu faço