Blog Luposeli

- Artigos

Implantes Dentários: tudo o que você precisa saber!

implante dentarioConforme já registramos num dos links do nosso site, os implantes dentários são “pinos” semelhantes  a pequenos parafusos instalados em substituição a um dente que foi perdido ou que precisou ser extraído, sendo capazes de reter mecanicamente as próteses dentárias, sejam elas parciais ou totais, fixas ou móveis.

Mais do que a maioria das pessoas costuma imaginar num primeiro momento, os benefícios propiciados pelo implante dentário se estendem para além da própria estética – o que, por si só, já é algo bastante significativo. Entre outros proveitos, o implante dentário também melhora a mastigação, que, de sua parte, facilita a digestão, contribuindo para a redução e/ou tratamento de distúrbios gástricos.

Aqueles que se encontram interessados em realizar esse tipo de procedimento odontológico precisam saber que, embora existam diversos tipos de implantes dentários disponíveis no mercado, nem todos atendem aos anseios de cada paciente, uma vez que variam em relação aos seus desenhos, tratamentos de superfície e, obviamente, igualmente quanto aos custos.

Até mesmo por essa razão, é preciso ter em mente que a escolha de um determinado implante dentário está diretamente associada à espécie de problema a ser tratado. Para tanto, a avaliação de um especialista no assunto é absolutamente fundamental, até porque, durante o processo de reconstrução dentária, fatores como a idade, o estado da estrutura maxilar, a situação da saúde geral e as razões pelas quais houve a perda dos dentes devem ser levados em consideração para se concluir qual a melhor opção de implante. 

O Implante Osseointegrado: seguro e confortável

Entre as possibilidades oferecidas atualmente, o implante osseointegrado (“integração ao osso”) é o mais realizado nos consultórios.

pino do implante dentarioEm suma, trata-se da inserção cirúrgica de um “pino” no osso maxilar (com a devida aplicação da anestesia local), simulando-se ali uma “raiz”, na qual, posteriormente, se realizará a instalação da prótese, mantida fixamente a partir de então.

Dos materiais utilizados nesse procedimento, o titânio (comercialmente puro) é o mais comum, sobretudo por ser praticamente nula a sua possibilidade de rejeição quanto à integração do implante dentário, dada a sua elevada compatibilidade com as estruturas óssea e gengival.

O implante osseointegrado é muito mais seguro e confortável, sendo bem maior o seu grau de satisfação entre os pacientes. Quando, porventura, existe algum tipo de complicação proveniente desta prática, este costuma ser desencadeado, por exemplo, pela inexperiência do profissional que o realiza ou devido a problemas de saúde do próprio paciente. De qualquer forma, evidencia-se, portanto, a extrema importância de os interessados procurarem por especialistas comprovadamente qualificados para executar esse tipo de intervenção, sendo que o SPA Odontológico Luposeli dispõe não somente de uma equipe renomada, como também dos mais avançados recursos tecnológicos. 

Independentemente de qual a opção de implante dentário, a manutenção desse procedimento exige de todos os mesmos cuidados: a adequada higienização dos dentes, fazendo-se o correto uso do fio dental, e as visitas regulares ao dentista (aconselha-se a cada quatro meses).

Qual é o melhor fabricante de implante dentário?

Retomando o que já mencionamos rapidamente, os implantes dentários variam quanto ao seu desenho e tratamento de superfície, assim como no que diz respeito aos custos que cada qual apresenta.

implante dentario straumannHá muitas empresas fabricantes no mundo, cujos produtos podem, certamente, revelar um resultado satisfatório para as expectativas de cada paciente, dependendo de quais as suas necessidades. Porém, a marca em que o SPA Odontológico Luposeli confia como sendo a melhor entre todas aquelas disponíveis no mercado é a Straumann, utilizada pelos seus profissionais. A escolha pelos implantes dentários produzidos por essa empresa suíça não é aleatória: justifica-se, entre outras coisas, pela sua capacidade de promover a osseointegração em apenas 21 dias, ao passo que os demais tipos, de outros fabricantes, estimam um prazo que varia de 90 a 180 dias.

Implantes Dentários: os diferenciais da Luposeli

Além de avaliar a saúde geral e bucal do paciente que chega ao SPA Odontológico Luposeli interessado na realização de um implante dentário, o profissional que o atende ocupa-se de conhecer melhor os seus desejos e analisar as suas reais necessidades, a fim de que lhe possa oferecer a solução ideal, sendo que, após a consulta, é solicitada a tomografia computadorizada da região que deverá receber o(s) implante(s).

Tal exame radiográfico, realizado em um centro especializado, é importantíssimo para que o especialista saiba se há condições clínicas adequadas à colocação imediata dos implantes ou se haverá a necessidade de que sejam feitos outros procedimentos prévios à cirurgia – como,por exemplo, um enxerto ósseo ou uma intervenção de levantamento de seio da face (unilateral ou bilateral).

Uma vez que as devidas condições clínicas são asseguradas, segue-se com a instalação dos implantes, que deverão ser posicionados individualmente nos locais predeterminados. Depois dessa etapa, será preciso, na maioria das vezes, aguardar algum tempo para que a formação do osso ocorra adequadamente e, então, inicie-se a fase protética – ou seja, a confecção da prótese, especificamente.

De acordo com o que já foi explicado mais acima, posteriormente à instalação dos implantes, o tempo de formação do osso pode variar bastante, dependendo de uma série de fatores, como idade, quantidade e qualidade do osso no local da cirurgia, marca do implante utilizado, técnica empregada e condições individuais não previsíveis. E, ciente de que, além de qualidade e segurança, os pacientes que buscam esse serviço querem ter as suas necessidades estéticas e funcionais solucionadas o mais brevemente possível, a Luposeli utiliza os implantes importados da marca Straumann, que, não bastasse toda a sua credibilidade mundial incontestável, oferece a possibilidade de que sejam usados implantes de osseointegração rápida: cerca de 21 dias (como o SLA Active) ou em até 60 dias (como o SLA) – tempo esse muito reduzido, se comparado aos implantes convencionais, que, em média, exigem de três a seis meses para se alcançar o mesmo objetivo.

Outro destaque da Straumann é a abrangência mundial dos seus implantes: ao fazer a cirurgia, o paciente recebe um cartão de identificação com o selo de garantia dos seus respectivos implantes e componentes, de modo que, com essas informações, ele poderá realizar uma manutenção ou ser atendido por outro especialista em qualquer parte do mundo, haja vista que todos os produtos possuem uma referência unificada mundialmente.

Um dos diferenciais mais importantes para se trabalhar com implantes em alto nível é o chamado “planejamento reverso”, cuja diferença consiste em se começar o planejamento pelas próteses, às quais se sucede a instalação dos implantes. Com isso, estes são instalados em função da posição ideal das próteses, e não o contrário.

dsd digital smile design para implante dentarioNesse planejamento reverso, o SPA Odontológico Luposeli efetua uma sequência de fotos que serão passadas para o computador, e os dentes serão desenhados e medidos previamente por meio do DSD (Digital Smile Design), promovendo previsibilidade para o caso e individualizando os resultados, sobretudo em áreas estéticas.

Juntamente a todos esses cuidados, é confeccionada uma guia cirúrgica que servirá para posicionar os implantes exatamente nas áreas predeterminadas, produzindo, desta maneira, uma cirurgia limpa, muito menos invasiva, de forma a proporcionar ainda mais segurança e conforto ao paciente.

gengiva para implante dentarioO cuidado com o perfil gengival que envolverá os implantes também é outro ponto importantíssimo, pois o resultado final não depende só dos implantes e das próteses, mas também da qualidade do perfil gengival alcançado.

Para tanto, uma série de recursos modernos pode ser usada, desde biomateriais até esponjas de colágeno, a fim de que sejam produzidas gengivas bonitas e saudáveis em torno das coroas dos implantes, sem aquelas áreas de escurecimento e do contorno da prótese, e sem as depressões na gengiva que se formam pela perda de espessura de osso na região.

 

 

 

 

 

implante dentario no mesmo diaJá no que diz respeito aos implantes de carga imediata, a grande vantagem de um tratamento desse tipo é que o interessado instala os implantes e a prótese definitiva no mesmo dia e, se desejar, ainda poderá realizar toda essa intervenção cirúrgica sob sedação.

Para que esse tipo de trabalho seja possível, além de uma equipe altamente especializada em procedimentos como esse, a infraestrutura da clínica, tal qual se verifica no SPA Odontológico Luposeli, deverá permitir que o paciente possa descansar em uma sala privativa durante os intervalos necessários à confecção da prótese, alimentando-se, utilizando computador, telefone, enfim, tudo o que for importante para a sua permanência no ambiente clínico, até que a prótese seja finalizada e instalada adequadamente.

Assim, com todas essas considerações, fica fácil compreender o porquê de a Luposeli ser hoje uma clínica-referência, na qual se dão todos os esclarecimentos necessários à tranquilidade e ao bem-estar dos pacientes, que dispõem de um único espaço odontológico especialmente preparado para lhes proporcionar não somente estas, mas muitas outras soluções.

 

 

Comente