Implantes Dentários

São “pinos” semelhantes  a pequenos parafusos que instalamos em substituição a um dente que foi perdido ou precisou ser extraído. É sobre ele que, após um período de osseointegração (formação de osso), colocamos a prótese.

Para que tudo isso seja possível, um diagnóstico inicial é essencial. Nesse processo, a fim de que a solução ideal possa ser oferecida ao paciente, o profissional avaliará a sua saúde geral e bucal, além de conhecer melhor os seus desejos, necessidades e expectativas.

Após a consulta, fazemos um pedido de tomografia computadorizada da região que deverá receber o(s) implante(s). Este exame radiográfico realizado em um centro especializado é importantíssimo para sabermos se há condições clínicas adequadas à colocação imediata dos implantes ou se será necessário realizar outros procedimentos prévios à cirurgia, como, por exemplo, um enxerto ósseo ou um procedimento para se levantar o seio da face (unilateral ou bilateral).

Uma vez que as devidas condições clínicas são asseguradas, seguimos com a instalação dos implantes, que deverão ser posicionados individualmente nos locais predeterminados. Após essa etapa, na maioria das vezes, será necessário aguardar algum tempo para que a formação do osso ocorra adequadamente e possamos, então, iniciar a fase protética – ou seja, a confecção da prótese, especificamente.

Depois que os implantes são instalados, o tempo de formação do osso pode variar bastante, dependendo de uma série de fatores, como idade, quantidade e qualidade do osso no local da cirurgia, marca do implante utilizado, técnica empregada e condições individuais não previsíveis.

Como sabemos que, além de qualidade e segurança, os pacientes que buscam esse serviço querem ter as suas necessidades estéticas e funcionais solucionadas o mais brevemente possível, utilizamos implantes importados da marca Straumann, que, não bastasse toda a sua credibilidade mundial incontestável, oferece a possibilidade de usarmos implantes de osseointegração rápida: cerca de 21 dias (como o SLA Active) ou em até 45 dias (como o SLA) – tempo esse muito reduzido, se comparado aos implantes convencionais, que, em média, exigem de três a seis meses para se alcançar o mesmo objetivo.

Outro destaque da Straumann é a abrangência mundial dos seus implantes: ao fazer a cirurgia, o paciente recebe um cartão de identificação com o selo de garantia dos seus respectivos implantes e componentes, de modo que, com essas informações, ele poderá realizar uma manutenção ou ser atendido por outro especialista em qualquer parte do mundo, posto que todos os produtos possuem uma referência unificada mundialmente.

Um dos diferenciais mais importantes para se trabalhar com implantes em alto nível é o chamado “planejamento reverso”, cuja diferença consiste em iniciarmos o planejamento pelas próteses e, depois, a instalação dos implantes. Com isso, os implantes são instalados em função da posição ideal das próteses, e não o contrário. Nesse planejamento reverso, fazemos uma sequência de fotos que serão passadas para o computador, e os dentes serão desenhados e medidos previamente por meio do DSD (Digital Smile Design), promovendo previsibilidade para o caso e individualizando os resultados, sobretudo em áreas estéticas. Juntamente a todos esses cuidados, confeccionamos uma guia cirúrgica que servirá para posicionar os implantes exatamente nas áreas predeterminadas, produzindo, assim, uma cirurgia limpa, muito menos invasiva, de forma a proporcionar ainda mais segurança e conforto ao paciente.

O cuidado com o perfil gengival que envolverá os implantes também é outro ponto importantíssimo, pois o resultado final não depende só dos implantes e das próteses, mas também da qualidade do perfil gengival alcançado. Para tanto, uma série de recursos modernos pode ser usada, desde biomateriais até esponjas de colágeno, a fim de produzirmos gengivas bonitas e saudáveis em torno das coroas dos implantes, sem aquelas áreas de escurecimento e do contorno da prótese, e sem as depressões na gengiva que se formam pela perda de espessura de osso na região.

Tudo isso já tem solução!